
Projeto - ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS: Refletindo a Prática Docente para a Diversidade
O referido projeto de pesquisa tem por objetivo mostrar e analisar o processo de elaboração e uso de materiais e estratégias didáticas para a Diversidade de Gênero e de Sexualidade na Educação Básica. A pesquisa será realizada por um grupo formado por dois segmentos diferentes e complementares. De um lado, será composta por pesquisadoras/es de instâncias diferentes: universidade e movimentos sociais e, do outro lado, por professoras/es da rede pública e alunas/os de cursos Normais e de licenciaturas diversas. A metodologia empregada será da Pesquisa-ação (TRIPP, 2005; THIOLLENT, 1986; GIL, 2006), pois as ações realizadas pelo grupo: estudos, palestras, discussões, rodas de conversa, elaboração de materiais didáticos, estratégias pedagógicas, serão o objeto da pesquisa para análise e formulação de conhecimentos sobre o tema – Gênero e Sexualidade na Educação Básica. Apostamos que esta pesquisa trará aportes significativos para pensarmos a construção do currículo na Educação Básica e, paralelamente, a formação docente. Tomaremos como referencial teórico de apoio às contribuições dos estudos feministas, pós-estruturalistas, pós-modernos, decoloniais e culturais em torno do tema central da pesquisa (BUTLER, 1997; HALL, HOOKS, BAUMAN, BOURDIEU, 2002; FOUCAULT, 1999) e também no campo de políticas públicas e direitos Humanos (HUNT, 2009; HERRERAS, 2009; SARAVIA, 2006). Proporemos ampla divulgação dos resultados parciais e finais da pesquisa, com apresentação em congressos, seminários e colóquios nacionais e internacionais; publicação de artigos, capítulos de livros (livro da equipe previsto no final do projeto) e elaboração de cartilhas e manuais para uso e reflexão por parte dos professoras/es da rede pública de ensino. O projeto foi enviando em tempo hábil para o edital da SECADIR, nos quais concorremos e não fomos contemplados para seu financiamento. Porém, o mesmo projeto obteve avaliação 10 em todos os seus requisitos pelos avaliadores de projetos da CAPES.
Palavras-chaves: Material Didático; Estratégias Didáticas; Diversidade de Gênero; Sexualidade; e Educação Básica.


